Realizou-se no dia 18 fevereiro 2024, em Santo Tirso, numa organização do NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso, o campeonato nacional de trail ultra 2024, da FPA – Federação Portuguesa de Atletismo e ATRP – Associação de Trail Running de Portugal. A prova numa distância de 46 km e 1900d+, percorreu as montanhas dos concelhos de Santo Tirso e Paços de Ferreira, passando pela Nossa senhora da Assunção, Citânia de Sanfins e Monte Pilar.
Prova muito concorrida, onde estiveram presentes os melhores atletas nacionais, tanto masculinos como femininos, demonstrando que o trail é uma modalidade emergente e com atletas de enorme valia.
O Saca Trilhos Anadia apresentou-se à partida com o objetivo principal de revalidar os títulos individuais e coletivos absolutos, ambos femininos, alcançados em 2023, no entanto tal não foi possível, pois as adversárias foram mais fortes. As atletas bairradinas lutaram com todas as suas forças e garra habitual, mas não foi suficiente para alcançar os principais os títulos femininos em disputa.
No entanto a nível coletivo feminino o Saca Trilhos Anadia obteve o título de vice-campeã nacional. Ao nível individual destaque para o título de campeã nacional F35 de Paula Soares (5ª da geral feminina) e do 2ª Inês João no escalão F40 (3º lugar da geral feminina).
Em resumo o Saca Trilhos Anadia obteve:
1 título de campeão nacional;
3 títulos de vice-campeões;
3 terceiros lugares.
Classificações individuais:
2ª F40 – Inês João – 3º geral feminina;
1ª F35 – Paula Soares – 5ª geral feminina;
5º F35 – Nádia Casteleiro – 16ª geral feminina;
3ª F45 – Joana Franca – 22ª geral feminina;
9ª F40 – Ana Melo – 29ª geral feminina;
2ª F50 – Carla Santos – 39ª geral feminina;
4º M35 – Pedro Garrido – 16º geral masculina:
9º M40 – Paulo Santos – 42º geral masculina;
3º M60 – Eduardo Meireles – 125º geral masculina;
Daniel Mendes – dnf.
Classificações coletivas:
Equipa Feminina – 2º lugar;
Equipa Masculina – 14º lugar.