Segunda-feira, Setembro 16, 2024

Mais de um milhão de euros para potenciar comércio local em Anadia

Mais de sete dezenas de pessoas, ligadas ao comércio local, estiveram presentes na sessão de apresentação pública do projeto “Anadia Digit@ll”, no âmbito do programa “Bairros Comerciais Digitais”, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que decorreu na passada sexta-feira, 16 de fevereiro, no Gabinete de Apoio ao Comércio Local, localizado na Loja do Cidadão, em Anadia.

A sessão, presidida pela presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, contou com a presença de Cristina Pinto, em representação do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e de Catarina Paiva, do Turismo de Portugal, bem como de representantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e outras entidades parceiras.

O projeto, dinamizado em parceria com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, com a duração de dois anos (2024/2025), visa modernizar e potenciar o comércio na cidade de Anadia, representando um investimento de aproximadamente 1 milhão de euros.

Para além da apresentação do projeto “Anadia Digit@ll”, procedeu-se também à assinatura do protocolo entre o Município de Anadia e o Turismo de Portugal, no âmbito da “Formação + Próxima”. A ACIB apresentou ainda o projeto “Aceleradoras de Comércio Digital” e o Município deu a conhecer o regulamento sobre os incentivos e benefícios fiscais e bolsas municipais.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, “hoje começa uma nova era no comércio local de Anadia”. Anunciou que, entre a candidatura dos Bairros Digitais e o orçamento da Câmara, o Município tem, para os anos 2024 e 2025, mais de um milhão de euros para apoiar o comércio local. “O objetivo é criar uma nova geração de comércio local, mais moderna, dinâmica, forte e atrativa”, adiantou.

Jorge Sampaio referiu que, nos últimos dois anos, em parceria com a ACIB e as Juntas de Freguesia, “temos vindo a fazer um levantamento para conhecer o nosso tecido comercial local com o intuito de desenhar ações para ajudar e apoio o comércio”.

Aproveitou o momento para dar a conhecer a criação de duas novas estruturas complementares para apoiar o comércio e a indústria: o “Conselho Estratégico”, abrangente a todo o comércio do concelho, constituído por representantes de várias entidades e organismos locais e regionais, e o “Conselho Empresarial” mais centrado nas empresas.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, considerou que se encontram “reunidas todas as condições para podermos fazer muito mais e melhor, em prol do comércio local e dos operadores económicos do concelho”.

“O que se pretende com esta nova ferramenta é valorizar e potenciar o comércio local, e acima de tudo que os agentes económicos fiquem mais capacitados e possam atrair mais consumidores”, adiantou ainda a edil.

Maria Teresa Cardoso salientou que “este é um desafio para o Município, mas é o também para todos os comerciantes”, acrescentando que “o sucesso de todas as medidas apresentadas depende da forma como o tecido comercial as souber aproveitar com a colaboração do Município e da ACIB”.

A autarca referiu que uma das pretensões da edilidade “é que estas medidas se possam alargar a todo o território do concelho, por forma a que o comércio local possa crescer e o Município tenha uma outra dinâmica comercial”. Deixou uma palavra de agradecimento a todos os comerciantes presentes, bem como aos representantes dos vários organismos e entidades presentes que tornam possível levar por diante este projeto.

O “Anadia Digit@ll” abrange as principais ruas do núcleo urbano de Anadia, abarcando mais de 200 estabelecimentos com uma componente de intervenção no espaço público e outra de capacitação digital. O projeto prevê a reabilitação urbanística, a instalação de sistemas de conetividade comuns e de mobiliário urbano, marketplace, aplicação móvel, experiência e monitorização de consumo, gestão de tráfego e afluência, feira digital, integração de soluções logísticas coletivas, sistema de informação de estacionamento e outras soluções digitais para estimular o comércio local.

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Mais de um milhão de euros para potenciar comércio local em Anadia

Mais de sete dezenas de pessoas, ligadas ao comércio local, estiveram presentes na sessão de apresentação pública do projeto “Anadia Digit@ll”, no âmbito do programa “Bairros Comerciais Digitais”, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que decorreu na passada sexta-feira, 16 de fevereiro, no Gabinete de Apoio ao Comércio Local, localizado na Loja do Cidadão, em Anadia.

A sessão, presidida pela presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, contou com a presença de Cristina Pinto, em representação do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e de Catarina Paiva, do Turismo de Portugal, bem como de representantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e outras entidades parceiras.

O projeto, dinamizado em parceria com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, com a duração de dois anos (2024/2025), visa modernizar e potenciar o comércio na cidade de Anadia, representando um investimento de aproximadamente 1 milhão de euros.

Para além da apresentação do projeto “Anadia Digit@ll”, procedeu-se também à assinatura do protocolo entre o Município de Anadia e o Turismo de Portugal, no âmbito da “Formação + Próxima”. A ACIB apresentou ainda o projeto “Aceleradoras de Comércio Digital” e o Município deu a conhecer o regulamento sobre os incentivos e benefícios fiscais e bolsas municipais.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, “hoje começa uma nova era no comércio local de Anadia”. Anunciou que, entre a candidatura dos Bairros Digitais e o orçamento da Câmara, o Município tem, para os anos 2024 e 2025, mais de um milhão de euros para apoiar o comércio local. “O objetivo é criar uma nova geração de comércio local, mais moderna, dinâmica, forte e atrativa”, adiantou.

Jorge Sampaio referiu que, nos últimos dois anos, em parceria com a ACIB e as Juntas de Freguesia, “temos vindo a fazer um levantamento para conhecer o nosso tecido comercial local com o intuito de desenhar ações para ajudar e apoio o comércio”.

Aproveitou o momento para dar a conhecer a criação de duas novas estruturas complementares para apoiar o comércio e a indústria: o “Conselho Estratégico”, abrangente a todo o comércio do concelho, constituído por representantes de várias entidades e organismos locais e regionais, e o “Conselho Empresarial” mais centrado nas empresas.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, considerou que se encontram “reunidas todas as condições para podermos fazer muito mais e melhor, em prol do comércio local e dos operadores económicos do concelho”.

“O que se pretende com esta nova ferramenta é valorizar e potenciar o comércio local, e acima de tudo que os agentes económicos fiquem mais capacitados e possam atrair mais consumidores”, adiantou ainda a edil.

Maria Teresa Cardoso salientou que “este é um desafio para o Município, mas é o também para todos os comerciantes”, acrescentando que “o sucesso de todas as medidas apresentadas depende da forma como o tecido comercial as souber aproveitar com a colaboração do Município e da ACIB”.

A autarca referiu que uma das pretensões da edilidade “é que estas medidas se possam alargar a todo o território do concelho, por forma a que o comércio local possa crescer e o Município tenha uma outra dinâmica comercial”. Deixou uma palavra de agradecimento a todos os comerciantes presentes, bem como aos representantes dos vários organismos e entidades presentes que tornam possível levar por diante este projeto.

O “Anadia Digit@ll” abrange as principais ruas do núcleo urbano de Anadia, abarcando mais de 200 estabelecimentos com uma componente de intervenção no espaço público e outra de capacitação digital. O projeto prevê a reabilitação urbanística, a instalação de sistemas de conetividade comuns e de mobiliário urbano, marketplace, aplicação móvel, experiência e monitorização de consumo, gestão de tráfego e afluência, feira digital, integração de soluções logísticas coletivas, sistema de informação de estacionamento e outras soluções digitais para estimular o comércio local.

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