O Comando Territorial de Aveiro, através da Secção de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Santa Maria da Feira, deteve, no passado dia 12 de janeiro, um homem de 53 anos pelo crime de danos contra a natureza, relacionado com a venda ilegal de espécies autóctones. A detenção ocorreu na freguesia de Lourosa, no concelho de Santa Maria da Feira.
Durante uma ação de fiscalização, o suspeito foi apanhado em flagrante a comercializar aves fora do enquadramento legal. Na sequência da operação, os agentes realizaram uma busca domiciliária que resultou no resgate de 58 aves, incluindo:
- 38 pintassilgos (Carduelis carduelis);
- Nove lugres (Carduelis spinus);
- Sete travessos (híbridos de pintassilgo e milheirinha);
- Dois rouxinóis japoneses (Leiothrix lutea);
- Um travesso (híbrido de pintassilgo e pintarroxo);
- Um verdilhão (Carduelis chloris);
- Um milheirinha (Serinus serinus).
Além das aves, foram apreendidas dez armadilhas e outros meios de caça não autorizados.
As aves resgatadas foram entregues ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, onde receberão os cuidados necessários antes de uma possível reintrodução ao habitat natural.
O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira para prosseguimento do processo judicial.
A GNR reforça o compromisso na proteção das espécies autóctones e apela à denúncia de atividades ilícitas relacionadas com a fauna e a flora através das linhas de apoio da SEPNA.