Aníbal Marques, diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia, foi reconduzido no cargo por mais quatro anos. A cerimónia de tomada de posse, realizada no dia 29 de maio, destacou-se pelo reconhecimento do trabalho realizado e pela esperança num mandato profícuo.
O auditório da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA) ficou lotado com a presença da comunidade educativa, incluindo alunos, professores, pessoal não docente e diversas entidades convidadas. A cerimónia foi abrilhantada pela Orquestra Comunitária, composta por docentes, não docentes e membros da comunidade.
Aníbal Marques, docente de filosofia e psicologia, focou o seu discurso na Escola que temos e na Escola que queremos, enfatizando que a escola é o local onde se reinventa o futuro, através da capacitação, inovação e exploração de possibilidades criativas para formar pessoas em todas as suas dimensões.
O diretor destacou a urgência de estimular a criação de grupos interativos, baseados nos princípios da aprendizagem dialógica, que incluem diálogo igualitário, inteligência cultural, transformação, dimensão instrumental, criação de sentido, solidariedade e igualdade das diferenças.
Defensor de uma educação humanista, Aníbal Marques falou sobre a necessidade de criar ambientes educativos dinâmicos, capazes de motivar, gerar vínculos, desenvolver autonomia e diversificação pedagógica. Ele considerou também que a escola deve ser um espaço de agregação, que desafie, provoque e consolide conhecimentos, além de ser parceira da sociedade e cooperar com as instituições para envolver a comunidade.
Aníbal Marques expressou ainda o desejo de que o Agrupamento de Escolas de Anadia continue a procurar o bem-estar e o sucesso pedagógico dos alunos, incentivando o trabalho colaborativo e a aprendizagem em conjunto, numa prática contínua de partilha e cooperação.