Dezoito barras marítimas encontram-se esta sexta-feira fechadas a toda a navegação e outras cinco estão condicionadas, na sequência da forte agitação marítima que afeta a costa portuguesa. A informação foi avançada pela Autoridade Marítima Nacional, que aponta para uma ondulação significativa, com ondas que podem atingir entre os 12 e os 13 metros na costa ocidental.
No Norte do país, permanecem totalmente encerradas as barras de Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim e Vila do Conde. As barras de Aveiro e de Leixões estão condicionadas, permitindo apenas a entrada de embarcações com comprimento superior a 35 metros, enquanto a de Viana do Castelo só autoriza a navegação de navios com mais de 30 metros.
Na zona Centro, encontram-se fechadas a toda a navegação as barras do Portinho da Ericeira, Peniche e São Martinho do Porto. A barra de Lisboa está igualmente condicionada, estando interditos os navios com calado superior a sete metros.
No Algarve, estão encerradas as barras de Albufeira, Alvor, Vila Real de Santo António, Quarteira, Tavira e Vilamoura. A barra de Portimão mantém restrições, permitindo apenas a entrada de embarcações com mais de 15 metros de comprimento.
Nos Açores, de acordo com dados atualizados esta manhã, continuam fechadas as barras de Santa Cruz da Graciosa, encerrada desde 26 de janeiro, e de Rabo de Peixe.
Toda a faixa costeira de Portugal continental está sob aviso laranja, o segundo nível mais grave, devido à forte agitação marítima. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a costa ocidental, abrangendo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, poderá registar ondas com 12 a 13 metros de altura. Na costa sul, a previsão aponta para ondulação entre os quatro e os cinco metros.
O aviso laranja entrou em vigor às 06h16 desta sexta-feira. Em Viana do Castelo e Braga prolonga-se até às 18h00, no distrito do Porto até às 21h00 e, nos restantes distritos, deverá manter-se até à manhã de domingo, com exceção de Coimbra, onde é esperado um abrandamento a partir das 03h00.
O aviso laranja é emitido sempre que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, podendo afetar de forma significativa as atividades marítimas e costeiras.

