Município de Anadia presente na apresentação do programa Pro Rios 2030


O Município de Anadia marcou presença na sessão de apresentação do PRO-RIOS 2030 – Programa de Ação para o Restauro Ecológico de Rios e Ribeiras, uma iniciativa que visa a reabilitação ecológica destes ecossistemas, conciliando diversos objetivos estratégicos para o desenvolvimento sustentável.

O programa contempla áreas como a melhoria da qualidade da água, a conservação dos ecossistemas, a redução do risco de inundações e o transporte de sedimentos, assumindo-se como um instrumento fundamental para a adaptação às alterações climáticas e para a valorização dos territórios ribeirinhos.

Para o vereador da Câmara Municipal de Anadia com o pelouro do Ambiente, José Manuel Carvalho, o Pro Rios 2030 é particularmente relevante por “disponibilizar e reforçar uma ferramenta para melhorar e recuperar o estado ecológico e a biodiversidade dos espaços envolvidos”, sublinhando que o programa constitui “uma clara resposta às adaptações às alterações climáticas, nomeadamente na minimização dos riscos de cheia e na valorização dos territórios e do usufruto, pelas comunidades, dos recursos naturais locais existentes”.

A sessão decorreu no passado dia 12 de janeiro, nas instalações do Ministério do Ambiente, em Lisboa, e foi presidida pela ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho. Estiveram igualmente presentes os presidentes do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Nuno Miguel Banza, e da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.

0