O Município de Anadia aprovou, em reunião de executivo, a proposta de celebração de um protocolo de geminação com o município espanhol de Villanueva de los Infantes, na província de Ciudad Real, região de Castela-Mancha.
A decisão insere-se na estratégia municipal de reforço das relações internacionais, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural, educativo, turístico e económico entre os dois territórios. A parceria prevê ainda a partilha de boas práticas em áreas como desenvolvimento sustentável e valorização do património local.
O protocolo pretende dinamizar projetos conjuntos nas áreas da educação, juventude, cultura, enoturismo, promoção territorial e inovação rural, envolvendo associações, escolas, instituições culturais, agentes turísticos e empresas.
Segundo a autarquia, Villanueva de los Infantes possui um património histórico e arquitetónico relevante, o que abre caminho a uma cooperação com potencial para reforçar a promoção cultural e turística de ambos os municípios, incluindo tradições gastronómicas e vínicas.
A proposta surge na sequência de contactos institucionais já realizados, incluindo visitas recíprocas entre representantes dos dois municípios nos últimos meses.

