Circulação ferroviária suspensa em vários troços devido ao mau tempo


A circulação ferroviária está esta sexta-feira suspensa em vários troços da rede nacional, na sequência das condições meteorológicas adversas, informou a Infraestruturas de Portugal (IP) num ponto de situação divulgado às 08h00.

Segundo a empresa gestora da infraestrutura ferroviária, registam-se suspensões na Linha do Norte, entre Alfarelos e Coimbra-B; na Linha do Douro, no troço entre a Régua e o Pocinho; na Linha do Oeste, entre Mafra e Amieira; na Linha da Beira Baixa, entre Mouriscas e Sarnadas; e na Linha de Cascais, na via ascendente entre Algés e Caxias. Está igualmente interrompida a circulação na Concordância de Xabregas, entre Lisboa Santa Apolónia e a Bifurcação de Chelas.

A Infraestruturas de Portugal refere que estas ocorrências estão a afetar a normal exploração ferroviária, obrigando a intervenções técnicas no terreno para reposição das condições de segurança e regularidade do serviço. As equipas encontram-se mobilizadas e a desenvolver todos os esforços para resolver as situações identificadas, sendo previstas novas atualizações ao longo do dia.

Os constrangimentos surgem num contexto de forte instabilidade meteorológica que tem afetado o país nas últimas semanas. Desde a semana passada, a passagem das depressões Kristin e Leonardo provocou várias vítimas mortais, centenas de feridos e desalojados, bem como danos significativos em habitações, empresas e equipamentos públicos. Entre as principais consequências registam-se a queda de árvores e estruturas, o encerramento de estradas, escolas e serviços de transporte, além de cortes no fornecimento de energia, água e comunicações.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo continuam a ser as mais afetadas. Face à dimensão dos impactos, o Governo decidiu prolongar a situação de calamidade até ao dia 15 de fevereiro em 68 concelhos, permitindo o acesso a um conjunto de medidas de apoio que poderão atingir os 2,5 mil milhões de euros.

0