Cento e vinte e três famílias carenciadas do Concelho de Oliveira do Bairro beneficiaram, entre 2019 e 2023, de um apoio que lhes permitiu ter acesso gratuito a medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo SNS – Sistema Nacional de Saúde.

Esta ajuda, que já beneficiou 233 oliveirenses, insere-se no âmbito do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento”, a que o município bairradino se associou em 2019, através de um protocolo estabelecido com a Associação Dignitude, entidade gestora da iniciativa.

De acordo com esta associação, o Programa Abem permitiu a entrega gratuita de 15.719 embalagens de medicamentos neste concelho do distrito de Aveiro, acrescentando que, à data de 31 de dezembro de 2023, estavam 121 beneficiários ativos, de 65 famílias diferentes.

O custo dos medicamentos levantados nas farmácias aderentes é suportado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e pela Dignitude.

A nível nacional, e também desde 2019, esta iniciativa já ajudou cerca de 36 mil pessoas, permitindo o acesso a perto de 2,7 milhões de embalagens de medicamentos, dados atualizados a 31 de dezembro de 2023.

No concelho de Oliveira do Bairro, as candidaturas ao Programa Abem decorrem durante os meses de abril, julho e novembro de cada ano, mediante apresentação de requerimento, preferencialmente após entrevista social de pré-avaliação efetuada pelos serviços de Ação Social da autarquia.

O requerimento encontra-se disponível no site do Município, em www.cm-olb.pt, e pode ser também obtido no Serviço de Ação Social e Idade Maior, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

A cada beneficiário do programa é atribuído um cartão, sem limite de plafond, que lhe permite aceder de forma gratuita, nas farmácias aderentes, aos medicamentos prescritos através de receita médica e comparticipados pelo SNS.

De uma forma discreta, sem mais burocracias e com a dignidade que todos merecem, os beneficiários utilizam o seu Cartão Abem, como se tratasse de um cartão de pagamento.

São beneficiários deste programa pessoas carenciadas que, por força da sua condição económica, não consigam adquirir a medicação prescrita pelo seu médico, necessária à sua condição de saúde.

A iniciativa pretende abranger tambm os casos de inesperada carência económica decorrentes de situações de desemprego ou de confronto com doença incapacitante, entre outros casos a analisar.

O Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro programa da Associação Dignitude e pretende dar resposta aos problemas de acesso a medicamentos, garantindo que todos os portugueses podem comprar os medicamentos comparticipados que lhes são prescritos.